Manifestação em frente à UPA de União da Vitória cobra justiça pela morte da adolescente Brenda Rodrigues
- 10/02/2026
- 0 Comentário(s)
Familiares, amigos, moradores e lideranças políticas participaram, no final da tarde deste sábado (07), de uma manifestação em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de União da Vitória, cobrando justiça pela morte da adolescente Brenda Cristina Rodrigues, de 17 anos. O caso, que está sob investigação da Polícia Civil, ganhou repercussão nacional após relatos da família sobre o atendimento recebido pela jovem.
O ato ocorreu de forma pacífica e reuniu integrantes da família, membros da comunidade e autoridades locais. Equipes da Polícia Militar acompanharam a mobilização. Com cartazes, orações e palavras de apoio, os manifestantes também reivindicaram melhorias no atendimento da saúde pública do município, para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.
A manifestação foi motivada pela morte da adolescente, ocorrida em janeiro, em União da Vitória. Conforme apuração da Polícia Civil, Brenda procurou atendimento médico na UPA — unidade que é gerenciada por uma empresa terceirizada — com queixas de falta de ar. Posteriormente, seu quadro clínico se agravou.
Após novos atendimentos na UPA, a família buscou um hospital particular, onde a jovem foi diagnosticada com pneumonia bacteriana e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.
Diante dos relatos dos familiares, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte e possíveis falhas no atendimento, incluindo a análise de prontuários médicos e a realização de necropsia.
A manifestação também deu voz a moradores que relataram preocupação com a qualidade do atendimento na saúde pública. Para a operadora de caixa Karin Rayane, a mobilização representa um alerta para que casos como o de Brenda não se repitam.
O caso ganhou ampla repercussão nacional após mobilizações nas redes sociais e depoimentos da família. O protesto deste sábado reforçou a cobrança por respostas das autoridades, melhorias no sistema de saúde e mais humanização no atendimento à população.
Fonte:Portal da Cidade
#Compartilhe











