Governo do Paraná intensifica ações de prevenção às ISTs durante o Carnaval
- 11/02/2026
- 0 Comentário(s)
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai intensificar as ações de conscientização sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval. A iniciativa inclui a distribuição de mais de 1,5 milhão de preservativos e 270 mil testes rápidos e autotestes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.
A campanha tem como objetivo fortalecer três eixos de abordagem: estrutural, comportamental e biomédico. No eixo estrutural, as ações são voltadas à orientação da população sobre o acesso gratuito e descentralizado ao diagnóstico e tratamento das ISTs pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no eixo comportamental, o foco é reforçar a importância do autocuidado e da adesão às medidas de prevenção. No campo biomédico, a atuação envolve o incentivo ao uso de preservativos, a ampliação do diagnóstico por meio de testes rápidos e a garantia do tratamento com antirretrovirais.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, somente em 2025 foram notificados 2.236 novos casos de HIV e 819 casos de aids no Paraná.
“Intensificamos as ações e orientações, proporcionando um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública estadual. Queremos que os paranaenses aproveitem o feriado com alegria, diversão e, principalmente, segurança, evitando as ISTs”, afirmou.
A busca pela melhora desses indicadores é um desafio permanente da saúde pública, especialmente em períodos festivos, quando cresce o risco de exposição. Por isso, o envio de insumos é ampliado nesta época do ano.
Distribuição de insumos
Somente em 2025, a Sesa já distribuiu aos municípios paranaenses:
254.500 preservativos internos
8.984.200 preservativos externos
1.323.100 sachês de gel lubrificante
3.336.839 testes rápidos e autotestes para ISTs
Fonte:Portal da Cidade
#Compartilhe











