O secretário municipal de Cultura e Turismo de Porto União, Marcelo Storck, destacou uma série de projetos voltados ao fortalecimento do turismo histórico, cultural e rural no município
- 16/05/2026
- 0 Comentário(s)
Entre as iniciativas apresentadas estão ações para valorização da região da Jangada, o restauro do Castelinho e a criação de um novo atrativo no Parque da Chaminé.
Segundo Storck, a localidade da Jangada está entre as prioridades da pasta por conta de sua relevância histórica, especialmente pelo fato de ter sido área de fronteira na disputa de limites entre Brasil e Argentina. O secretário também ressaltou o fortalecimento do projeto Pesca Indoor, realizado na região, que recebeu reconhecimento estadual como iniciativa inovadora e ficou entre os 22 projetos selecionados em Santa Catarina.
Além disso, o município acompanha a implantação de novos empreendimentos turísticos, como ranchos, pesque-pagues e pousadas. De acordo com Storck, visitas técnicas devem ser realizadas para avaliar novas possibilidades de incentivo ao setor e ampliar o potencial turístico do interior.
O secretário afirmou ainda que a pasta trabalha na adequação de projetos ligados à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), buscando ampliar a captação de recursos federais destinados à cultura.
Castelinho será restaurado
Entre os principais projetos anunciados está o restauro do Castelinho, considerado um dos principais símbolos turísticos da cidade. Segundo Storck, uma equipe especializada deve iniciar nos próximos dias os trabalhos técnicos no imóvel.
Ele ressaltou que a intervenção será um processo de restauro, preservando as características originais da edificação, e não uma reforma convencional.
“Restauro reintegra a originalidade diante das formas e dos produtos que constituem aquela peça. Reforma dá nova forma”, explicou.
De acordo com o secretário, os forros de estuque do imóvel apresentam comprometimento estrutural, situação que motivou a interdição do espaço. A medida, segundo ele, recebeu elogios da Fundação Catarinense de Cultura.
A proposta da prefeitura é transformar o Castelinho em uma casa cultural voltada à contemplação histórica. O espaço deverá preservar mobílias, louças, pratarias e utensílios antigos, proporcionando aos visitantes uma experiência semelhante a um “túnel do tempo”.
No jardim do imóvel, a intenção é promover atividades culturais e artísticas sem interferir nas áreas históricas internas.
“O Castelinho é a nossa joia rara, a cereja do bolo do turismo local”, afirmou Storck.
Fonte:Portal da Cidade
#Compartilhe









