Uma nova atualização climática divulgada pelo Centro de Previsões Climáticas da NOAA reforçou a probabilidade de formação do fenômeno El Niño nos próximos meses

  • 18/05/2026
  • 0 Comentário(s)

Uma nova atualização climática divulgada pelo Centro de Previsões Climáticas da NOAA reforçou a probabilidade de formação do fenômeno El Niño nos próximos meses

Segundo as projeções, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial deve favorecer o estabelecimento do fenômeno a partir de junho deste ano, com permanência prevista pelo menos até o verão de 2026/27.

De acordo com os modelos meteorológicos, o El Niño deve atuar inicialmente com intensidade fraca a moderada entre o fim do outono e o inverno. No entanto, a tendência é de fortalecimento gradual ao longo dos próximos meses, alcançando intensidade forte a muito forte durante a primavera.

A mudança no comportamento climático preocupa especialistas devido aos impactos históricos associados ao fenômeno, principalmente na região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, a primavera já é tradicionalmente marcada por volumes elevados de chuva e maior ocorrência de temporais.

Com a influência do El Niño, aumentam as chances de precipitações acima da média, além de eventos extremos como enchentes, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil reforçou a importância do acompanhamento constante dos boletins meteorológicos e alertas oficiais, já que os modelos climáticos seguem passando por atualizações frequentes conforme o avanço do fenômeno.

O rápido aquecimento das águas do Pacífico Equatorial vem sendo monitorado nos últimos meses por centros internacionais de meteorologia e é considerado um dos principais indicativos da consolidação do El Niño para o segundo semestre deste ano.
Fonte:Portal da Cidade


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes